URCA concede título de Doutor Honoris Causa a ex-presidente Lula

A Universidade Regional do Cariri (URCA) concedeu, na noite dessa quinta (30/08), em Crato, durante sessão Magna do Conselho Superior da Universidade (Consuni), o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia aconteceu na área externa do Centro de Convenções do Cariri, para milhares de pessoas. Trata-se de um título já aprovado pelo Conselho da Instituição, no ano de 2002, e proposto antes mesmo de Lula se tornar presidente da República. O título foi solicitado pela ex-Reitora da URCA, Professora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, já falecida. A universidade naquele ano, era até então a primeira a propor essa titulação ao ex-presidente.
O Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri, Francisco do Ó Lima Júnior, apresentou ao público, inicialmente, o documento de justificativa de concessão do Título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, que ocorreu em 31 de outubro de 2002, quando era presidente do Conselho Superior Universitário da URCA. No contexto do documento, é destacada a promoção, pela Universidade, do mundo social e político, valores intrínsecos à cultura universitária, a autonomia de consciência, a problematização e o primado da verdade, sobre a utilidade pública e a ética do conhecimento. “A Universidade prima no rigor do encaminhamento de suas inciativas e esse é o caso da concessão dos títulos honoríficos, porque procura prestar uma homenagem aos vultos exponenciais da nossa cultura”, disse o Vice-Reitor.
A URCA já concedeu Títulos de Doutor Honoris Causa a nomes como Patativa do Assaré e Antônio Martins Filho. No documento, a ex-reitora destacou que universidade havia concedido o título ao cidadão brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, procurando, assim, resgatar os valores e o dinamismo mais amplo, que da vida fez com que brotasse na esfera dos movimentos sociais, e das organizações da sociedade civil, precisamente, para ressaltar a necessidade da vinculação do ensino e da educação ao mundo do trabalho, à prática social e a valorização da experiência extra escolar. “Ao conceder o Título de Doutor Honoris Causa, um doutor em humanidade, laureado nos movimentos sociais, e nas organizações da sociedade civil, um doutor em conhecimento dos problemas do mundo e do povo”, afirma.

Na ocasião, foi lida a resolução 004/2002 do Consuni, que ressalta a necessidade de integração das instituições de ensino superior aos movimentos sociais, entre outras condições. O Reitor Patrício Melo, entregou o título, concedido por unanimidade pelo Conselho Superior da URCA, pelos relevantes serviços prestados ao Brasil, no embate social, nas categorias do trabalho, dos movimento sócias, e da educação, como elementos de fortalecimento, objetivando democracia e participação e ao protagonismo do povo brasileiro, no acesso aos serviços essenciais, que são para o exercício da cidadania, considerando a sua representação de forma emblemática, a síntese deste processo normativo e inovador, na luta sindical, nos movimentos sociais, e no mundo do trabalho, para simbolizar tão alta honra.
Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem